Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook

Dados sobre consumo e renda da população negra brasileira. Números reais e realidades desiguais!

Pesquisas apontam que a maior parte do crescimento econômico neste século foi apropriada pelos 10% mais ricos da população.

De que maneira podemos reduzir as disparidades na distribuição de renda no Brasil?

O intuito é retornarmos a riqueza que produzimos para nós mesmos.

A população afrobrasileira movimenta a economia sim

Segundo pesquisa feita pelo Data Popular aponta que já em 2007 o rendimento anual da classe média negra estava em torno de R$ 337 bilhões, passando a R$ 554 bilhões em 2010, com crescimento de 38%. Estima-se que em 2017 a população afrobrasileira movimentou mais de 1.6 trilhão de reais na economia.

.Pensando em toda essa movimentação e o poder de consumo da população negra no Brasil: Que serviços temos contratado? Quais empresas estão realmente atentas às necessidades desse consumidor cada vez mais ativo?

Por que devo investir em empresas que não me representam em sua publicidade, que não possuem profissionais negros em todos os níveis de sua estrutura?

Invista no Negro

Importante investirmos os resultados dos nossos trabalhos e esforços em iniciativas realmente inclusivas, que fazem a balança da justiça social e econômica se equilibrarem. Investir em empreendimentos negros é um ato político na busca da independência e sustentabilidade que tanto almejamos.

Segundo dados do Instituto Ethos, não há tendência de melhora na participação de negras e negros em posições de liderança das grandes empresas e apenas 3,6% delas têm políticas para inserção de afrodescendentes no quadro de funcionários. Em 2010, negros eram 5,3% dos executivos. Em 2015, 4,7%. Em 2007, eram 17% dos gerentes, e em 2015 sua proporção caiu para 6,3%. O que estamos fazendo para mudar esses dados?

Não me vejo, não compro

A partir do momento em que pararmos de consumir de empresas desiguais forçamos o sistema a se adaptar a real necessidade desse público que está em busca de melhor representatividade e espaços.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 50% dos donos de negócio são afrodescendentes, 49% são brancos e 1% pertencem a outros grupos populacionais. Como os afroempreendedores conseguem se manter e ainda fomentar a economia do país? Nem 30% dos empreendedores são empregadores (possuem ao menos 1 empregado) o que demonstra que a população negra a partir de seu poder de inovação busca abrir seu próprio negócio para sobreviver à recessão e ao desemprego.

Precisamos apoiar o empreendedor negro para que ele possa cada vez mais virar empregador e gerar renda dentro da comunidade negra. O papel de cada um é crucial dentro desse ecossistema, afroconsumo liberal para ascensão política e econômica no coletivo.

(*)Na foto Adriana Barbosa do Instituto Feira Preta.


Essa é a luta do MBM, junte-se a nós.

Siga-nos no Instagram: @movimentoblackmoney

Curta nossa fanpage: www.facebook.com/movimentoblackmoney

Fontes:

http://exame.abril.com.br/economia/desigualdade-no-brasil-nao-caiu-de-2001-a-2015-aponta-estudo/

https://mundonegro.inf.br/afroconsumo-populacao-negra-brasileira-movimenta-aproximadamente-800bi-ao-ano/

teste
599 Views

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Invista na população afrobrasileira, pratique o black money

8 respostas

  1. Eu vejo uma movimentação de conscientização da necessidade de união para fortalecer a relação na comunidade tanto social quanto de empreendedores, mas sinto uma dificuldade muito grande de identificar um grupo já engajado e agindo. Como poderíamos ter uma maior divulgação e maior organização de eventos para discutirmos e colocarmos em prática o que almejamos ?

  2. Olá, tudo bem?

    Meu nome é Miller, sou fotógrafo e trabalho na empresa AM Fotografia.
    Nossa equipe é especializada em cobertura fotográfica e vídeo dos maiores eventos de São Paulo, inclusive da SPTW.
    Gostaria de saber se você tem o interesse de conhecer o nosso trabalho e fechar uma parceria conosco, será um honra em poder participar da palestra e registrar um momento tão importante.

    Segue abaixo o link do nosso trabalho:
    https://www.instagram.com/universephotographic/?hl=pt-br

  3. Muito boa noite meus amigos e amigas.
    Desejo uma ótima semana para todos e todas voces.
    Tenho poucas informações sobre esse movimento.
    Mas quero fazer parte.
    Grande e forte abraço para todos e todas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti