Nosso Presente para você: Dicas de como poupar dinheiro em tempos de crise

Sabemos que  já está difícil de manter todas as contas em dia devido a crise econômica, ainda mais com presentes de Natal e festividades de fim de ano.
Pode parecer tarefa impossível, mas adotar algumas medidas diárias e promover mudanças simples na rotina podem ajudar a economizar, principalmente em momentos de incerteza sobre o cenário político\econômico no país e do aumento natural dos gastos mensais com material escolar, impostos, seguro e outros.

Criar alguns hábitos e deixar velhas manias de lado são importantes para manter sempre uma grana extra no banco, seja para situações de emergência ou para a viagem de férias.

 

Pequenas mudanças podem virar ótimos hábitos:

Um exemplo de como pequenas mudanças ajudam a poupar dinheiro está no uso de aplicativos financeiros. Caso você tenha dificuldades em controlar gastos e lembrar de pagar todas as contas em dia, esta pode ser uma saída para controlar os boletos e saber exatamente qual será o valor gasto com todas as despesas naquele mês- principalmente na virada do ano que os gastos aumentam muito. Elaborar uma planilha financeira também é fundamental para controlar os gastos e saber quanto entra e sai de dinheiro na casa. Com esse controle, dá para descobrir exatamente para onde está indo seu dinheiro e onde é possível fazer alguns cortes.

Esses cortes, aliás, muitas vezes aparecem nos pequenos gastos, que acabam sendo subestimados pela maioria das pessoas. Economizar nas pequenas contas pode ajudar a poupar muito dinheiro ao longo de um ano. Por isso, o velho hábito de fazer a lista de compras antes de ir ao mercado ainda é importante. Isso porque ajuda o consumidor a comprar apenas o que realmente precisa e evita gastos com supérfluos.

 

Milhagem e pontos de fidelidade, saiba outras formas de poupar dinheiro:

Também vale cadastrar seus cartões em programas de milhagem e procurar serviços de fidelidade que vão oferecer pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços, além de dar descontos no momento das compras. Esses programas de fidelidade podem ser encontrados em mercados, lojas de eletrodomésticos e até mesmo em lojas de roupas. Outra dica importante para economizar em tempos de crise é prestar atenção aos planos e pacotes de serviços. Muitas vezes, os planos de internet, TV e telefonia fixa e móvel têm muito mais itens do que realmente são usados pelo consumidor. Cortar ou reduzir esses pacotes de dados ajudam a poupar um dinheiro importante para o mês e, consequentemente, gera grande economia ao fim do ano.

 

Comprometimento também é forma de economizar Dinheiro

Não importa se a situação não está fácil: manter as contas em dia e pagar os boletos dentro do prazo também pode ajudar a poupar. Muitas contas têm descontos quando quitadas em dia e, além disso, manter tudo em ordem evita o pagamento de multas e juros por atraso. Por isso, todos os meses, quando o salário entrar na conta, vale separar o dinheiro que será usado para pagar as contas essenciais, como aluguel, água, luz e telefone, e organizar o restante do orçamento para chegar até o fim do mês com o saldo azul.

 

Poupança, rende menos mas o dinheiro está sempre perto para emergências

Manter uma poupança também ajuda a economizar. Embora o rendimento da poupança seja menor do que de outras modalidades de investimento, como tesouro direto, letras do crédito imobiliário (LCI) ou renda variável, tema que iremos discorrer em novo material patrocinado pelo D’Black Bank. Programar um valor mensal para ser investido ajuda a manter o seu planejamento financeiro  sempre em dia e, consequentemente, evitar gastos desnecessário deste valor.

Caso tenha gostado e queira aprofundar-se no conceito de como ganhar dinheiro com investimentos, assine nossa newsletter para receber materiais exclusivos sobre o assunto.

8 comentários sobre “Nosso Presente para você: Dicas de como poupar dinheiro em tempos de crise”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *